18 de novembro de 2015. Neste dia, foi dado o start oficial em uma das nossas frentes mais importantes: a cultura na Casamundi. Partindo da ideia de desenvolver um projeto que unisse cultura e turismo, criamos um espaço de trocas, conhecimento e companheirismo. A Casamundi Cultura sempre foi – e seguirá sendo – um local acolhedor, pronto para receber viajantes, pessoas curiosas pelo mundo, amantes por livros e filmes, interessados em história e geopolítica. “Ao longo da última década, construímos um espaço plural, onde aceitamos gente de todas as tribos, onde a troca de opiniões enriquece o todo”, acrescenta Fernanda Morassutti, diretora comercial da Casamundi.
O nosso diretor cultural, Tiago Halewicz, relembra o propósito de iniciar esse projeto: “a Casamundi Cultura nasceu com a proposta de revisitar a história, a arte e a cultura por meio de um olhar contemporâneo e de viagens que nos permitem experimentar a cultura ‘a olho nu'”. Até hoje, o nosso propósito segue vivo. Em cada viagem que realizamos, em cada atividade cultural ou momento de reflexão sobre o mundo em que vivemos. “10 anos depois, a Casamundi Cultura continua zelando pelos seus valores iniciais, investindo em uma programação dinâmica que busca provocar novas leituras do patrimônio cultural, ampliando o acesso e o entendimento sobre as múltiplas identidades que compõem o mundo”, complementa Tiago.
A Casamundi atua como um espaço de reflexão e diálogo entre o passado e o presente, valorizando a diversidade de narrativas e expressões culturais. Como “irmã mais nova” da Casamundi Turismo, faz dos seus roteiros de turismo cultural uma porta para novas formas de perceber o mundo que nos cerca. “Tenho orgulho de cada aula ministrada, de cada viagem cultural realizada, de cada novo cliente que chega e começa a tomar parte da nossa comunidade. Tenho uma alegria sem fim de fazer parte de um lugar que é um respiro nos dias de hoje, de ver como o diálogo para nós não caiu de moda, sentir que juntos aprendemos, crescemos e quiçá nos tornamos um pouco melhores”, conta Fernanda.





Para que a Casamundi exista e cumpra seu propósito, é preciso muito mais que livros, viagens e aulas. Para que estes últimos 10 anos tenham sido possíveis, contamos com centenas de viajantes e amigos que nos acompanham a cada roteiro, em cada atividade cultural e a cada ano que passa. Somos muito gratos a cada um de vocês, que fazem com que tudo seja possível. E para representar o nosso querido público, convidamos a viajante Liane Vieira, que está conosco desde o lançamento da Casamundi Cultura.
“A Casamundi Cultura nasceu de uma feliz inspiração do Tiago Halewicz. Uma casa de amigos para se viver cultura em toda amplidão de seus aspectos: arte, música, história … e, de tanto em tanto, belas viagens motivadas nos temas discutidos ou no interesse ambicioso de viver o mundo. E Tiago nos mostra o mundo na simplicidade de quem sabe muito… A Casamundi cresce no mesmo carisma de aproximar pessoas. Junta-se uma equipe coesa desde o início da casa: Thirza, Fernanda, Chay e Tiago. Fazem alianças, sociedades, parcerias eficientes enquanto constroem um corpo docente perfeito no conhecimento, na competência e no convívio amigo. Para mim, a Casamundi é um anexo da minha casa, na frequência dos encontros, nos programas de viagens, na acolhida prazerosa da gastronomia do Chef Halewicz em petiscos e em jantares memoráveis, e mais… nos tantos amigos queridos que também vieram, nesses 10 anos, viver cultura na Casamundi! Parabéns Casamundi! Vitoriosa, com sucesso merecido e comemorado por todos nós juntos! Que a alegria incomparável desse convívio permaneça conosco e com outros tantos novos amigos que virão” – Liane Vieira
“A Casamundi Cultura iniciou muito antes desses 10 anos. Eram ideias, desejos de um negócio diferente, que acima de tudo nos fizesse feliz, a nós e a nossos clientes. Foram muitas mudanças e desafios, mas após esses anos tenho certeza que conquistamos isso. E seguiremos!”, acrescenta Chayenna Amorim, diretora administrativa da Casamundi.
