Aproveitando o gancho da nossa última aula, que abordou as estações de metrô de Moscou, símbolos do realismo socialista, uma linguagem artística que se desenvolveu na Era Stalin, trazemos uma indicação para aprender um pouco mais sobre a história e o período político em que surgiram essas manifestações de arte.
O filme “A Sombra de Stalin”(2019) é um drama histórico dirigido por Agnieszka Holland, baseado em eventos reais. O filme segue o jornalista galês Gareth Jones, que, em 1933, viaja para a União Soviética com o objetivo de investigar e reportar sobre as promessas de prosperidade sob o regime de Stalin. Durante sua jornada, ele descobre a terrível realidade do Holodomor, a fome forçada que devastou a Ucrânia, matando milhões de pessoas. Jones tenta alertar o mundo sobre a tragédia, mas enfrenta grandes obstáculos, incluindo a censura e a manipulação da imprensa internacional, que, na época, estava sendo enganada pela propaganda soviética. “A Sombra de Stalin” é uma reflexão sobre a busca pela verdade em tempos de repressão e a coragem de um homem diante de uma das maiores mentiras do século XX.
Compartilha com aquela pessoa que gosta de aprender por meio de filmes! E se tu já assistiu, conta pra gente o que achou.
Para ficar sabendo do que acontece aqui pela Casamundi e receber as nossas novidades pelo Whatsapp, clique no link abaixo e participe dos nossos grupos.