a república dos fazendeiros: samba, futebol e outros brasis
Proclamada a República, o Brasil abandonou seu passado colonial e monárquico, voltando-se à modernidade, à ordem e ao progresso. Ao menos era essa a expectativa de muitos. Na medida em que a Primeira República do Brasil se formava, as expectativas ruíam estrondosamente. O novo amanhecer, afinal, não tinha nada de novo: a escravidão foi abolida, mas apenas formalmente. O voto era livre, mas apenas para os amigos do coronel. As manifestações ocorriam, mas eram duramente reprimidas. Mesmo assim, chegaram as inovações, e chegaram para ficar! O Brasil vivenciou o rádio e o cinema pela primeira vez. O samba e o futebol tornaram-se, aos poucos, sinônimos de Brasil. A Semana de Arte Moderna gestou novos horizontes. Nesta aula, Kelvin Silva comenta esses e outros “brasis” da Primeira República, o que nos levará a compreender muitos dos “brasis” atuais.
Aula online. Necessária inscrição prévia pelo site ou nos contate através do e-mail cultura@casamundi.com.br ou pelo whatsapp (51) 99151-6885.
Após inscrição realizada, enviaremos o link com instruções para acesso ao encontro virtual.
Data
- 31 jan 2022
- Finalizado
Tempo
- 19:00 - 20:30
Detalhes
Docente
-
KELVIN SILVAHistoriador e coordenador do podcast "HistoriCast"
Kelvin Silva é mestre em História pela PUCRS, coordena o grupo de estudos em História Medieval da PUCRS e o podcast de divulgação científica de História “HistoriCast”. É pesquisador na área de História Cultural do Brasil Colonial e da Idade Média.