Festival Magrebe
Seis encontros em atividades que se complementam, com diferentes abordagens docentes. Uma imersão em temas variados que conversam historicamente e se entrelaçam na geopolítica contemporânea.
A palavra Magrebe é de origem árabe e significa “onde o Sol se põe”. Essa região da África Setentrional é povoada por cerca de 100 milhões de habitantes reunidos em cinco países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia.
Ao longo da história, o território foi disputado e povoado por diferentes grupos humanos, tais como cartagineses, romanos, berberes, otomanos vândalos, bizantinos, árabes e colonizadores europeus. No século XX, a África Branca testemunhou batalhas da Segunda Guerra Mundial e as sangrentas guerras de Independência dos países que integram o Magrebe.
O festival vai além em atividades que navegam pelo Mediterrâneo, passam pela Primavera Árabe e abordam história, cultura, literatura e geopolítica. As aulas são independentes, mas a Casamundi oferece 10% de desconto para quem quiser “maratonar” essa programação que inicia em julho e vai até setembro, em uma verdadeira formação cultural. Quem viaja para a Tunísia em setembro, no nosso grupo exclusivo, também tem vantagem: 20% de desconto no festival.
05/07, quarta-feira, às 19h30 – Cartago e as Guerras Púnicas, com Guilherme Zabel – a gravação pode ser adquirida.
20/07, quinta-feira, às 19h30 – Pelos caminhos da Tunísia, com Tiago Halewicz
26/07, quarta-feira, às 19h30 – O médico do Califa: a medicina islâmica medieval, com Gabriel Giacomazzi (exclusivamente presencial)
17 e 24/08, quintas-feiras, às 19h30 – Curso | Breve história do Magrebe, com Bruno Segatto
05/09, terça-feira, às 19h30 – Mil e uma noites de rebeldia: a Primavera Árabe, com Bruno Segatto
opções de inscrição
Data
- 20 jul 2023
- Finalizado
Tempo
- 19:30 - 21:00
Detalhes
Preço
- 630 | 560 | 306 | 272
Docentes
-
GUILHERME ZABELHistoriador
Historiador licenciado e bacharel. Na universidade, participa do Projeto JOGAE, que visa o estudo e a confecção de jogos didáticopedagógicos para o ensino da História. Trabalha como professor de História e Filosofia na rede privada e atua como docente na Casamundi. Além do Historicast, se dedica também ao DeuPPT!, uma iniciativa que oferta cursos e workshops para escolas e professores aprimorarem suas apresentações.
-
BRUNO FÉLIX SEGATTOMestre e Professor em História
Viajante mochileiro, Bruno Félix Segatto é mestre em História pela UFRGS e professor de História, Filosofia, Sociologia e Atualidades. Desenvolve pesquisas e possui artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de história política e cultural latino-americana. Também realiza estudos e ministra cursos nas áreas de Literatura latino-americana, Fotografia, Arte e Arquitetura. Escreve textos sobre História, Política e Geopolítica para revistas, plataformas e jornais digitais.
-
TIAGO HALEWICZPesquisador na área da cultura
Tiago Halewicz é diretor cultural e sócio da Casamundi. Como viajante, conduz grupos por todos os continentes, compartilhando o seu conhecimento multidisciplinar. É autor de dois livros e já realizou curadoria e organização de várias exposições, mostras de cinema e concertos. Atua como pesquisador na área de cultura polonesa. Em 2015, Tiago recebeu a medalha de Ordem de Honra dos Cavalheiros da República da Polônia.
-
GABRIEL GIACOMAZZI
Gabriel Giacomazzi é historiador, professor de história e membro fundador do HistoriCast, parceiro da Casamundi. É mestrando em História pela UFRGS, sob a orientação do Prof. Dr. José Rivair Macedo, e pesquisa temas ligados ao Islã e à história de África Oriental.