Manaus: floresta, borracha e urbanização
Cercada pela maior floresta tropical do mundo, a cidade de Manaus foi palco de incontáveis acontecimentos e lar para diversas culturas durante seus mais de 350 anos. Inicialmente, o povoado desenvolveu-se em torno do Forte São José do Rio Negro e, após longo processo, tornou-se vila e então cidade, tendo seu nome dedicado à nação indígena dos Manáos, grupo mais proeminente da região, inigualável em coragem e valentia. A capital do Amazonas teve grande importância no chamado ciclo da borracha, entre os séculos XIX e XX, e foi apelidada de Paris dos Trópicos, devido à arquitetura europeia que exibia. Nesta aula, Guilherme Zabel aborda os principais capítulos da História deste centro urbano tão conectado com a natureza e com os povos originários do que hoje chamamos Brasil, e revela um pouco da experiência de conhecer a cidade e arredores, por ele visitados no fim do ano de 2021.
Aula online. Necessária inscrição prévia pelo site ou nos contate através do e-mail cultura@casamundi.com.br ou pelo whatsapp (51) 99151-6885.
Após inscrição realizada, enviaremos o link com instruções para acesso ao encontro virtual.
Data
- 07 fev 2022
- Finalizado
Tempo
- 19:00 - 20:30
Detalhes
Preço
- R$ 60,00
Docente
-
GUILHERME ZABELHistoriador
Historiador licenciado e bacharel. Na universidade, participa do Projeto JOGAE, que visa o estudo e a confecção de jogos didáticopedagógicos para o ensino da História. Trabalha como professor de História e Filosofia na rede privada e atua como docente na Casamundi. Além do Historicast, se dedica também ao DeuPPT!, uma iniciativa que oferta cursos e workshops para escolas e professores aprimorarem suas apresentações.