Walking tour | 250 anos de histórias na Rua da Praia – grupo de sábado
No dia 26 de março, Porto Alegre completa 250 anos. Em janeiro promovemos o curso Porto Alegre, 250 anos de histórias (você pode adquirir o curso gravado aqui) e agora vamos percorrer a pé alguns dos lugares mencionados nas aulas.
Neste walking tour, a jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo, que ministrou o curso, vai conduzir os participantes pela Rua dos Andradas, a mais antiga da cidade, conhecida ainda hoje como Rua da Praia.
A caminhada terá início da Praça Brigadeiro Sampaio (Rua dos Andradas esquina General Portinho), que na época da fundação de Porto Alegre era conhecida como Largo da Forca. No trajeto serão lembradas histórias, personagens e curiosidades relacionados a esse lugar de memória, com destaque para a arquitetura e a importância histórica, artística e cultural de prédios como a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Catedral da Santíssima Trindade da Igreja Episcopal do Brasil e a Casa de Cultura Mario Quintana, que já foi um dos hotéis mais luxuosos de Porto Alegre.
Ponto de encontro: Praça Brigadeiro Sampaio junto ao monumento Tambor, às 15h
O walking tour terá duração aproximada de duas horas e terminará na Praça da Alfândega.
Vagas: 25
Data
- 26 mar 2022
- Finalizado
Tempo
- 15:00 - 17:00
Detalhes
Preço
- R$ 30,00
Docente
-
MARIA LÚCIA BADEJOJornalista e guia de turismo
Maria Lúcia Badejo é jornalista formada e pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apaixonada por ler, viajar, descobrir e contar histórias de pessoas e lugares, tornou-se guia de turismo, formada pelo Senac-RS, e criou a Badejo Experiências Culturais, uma agência de turismo que oferece aos visitantes e moradores de Porto Alegre roteiros que valorizam a história, a cultura e o patrimônio material e imaterial da cidade. Além de turismo a pé, realiza cursos, palestras, oficinas e experiências gastronômicas e administra o canal Badejo Experiências Culturais no YouTube, o primeiro canal especializado em turismo cultural em Porto Alegre
Atuou como repórter e editora nos jornais Zero Hora e Correio do Povo e na revista Amanhã. Foi editora das revistas Pátio Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio entre 1987 e 2018. Desde 1998 dirige a Badejo Editora, especializada na edição de livros-reportagem e publicações institucionais, e em 2019 fundou a Badejo Experiências Culturais, agência de turismo e eventos.