Guerra, epidemia, feminicídio, estupro de vulneráveis, trabalho escravo, zoofilia, corrupção… assuntos para um instigante romance do século XXI? Pois tudo isso — e muito mais — está presente em Cândido, uma novela escrita no século XVIII. Seu autor, o iluminista francês Voltaire, duvida de tudo, derruba dogmas de ontem e de sempre, destrói valores, projetos, o poder, as religiões — mas, sobretudo, destrói nossas ilusões, nosso otimismo de crer na justiça triunfando ou no mundo em evolução constante. E tudo isso em uma narrativa ágil, cheia de humor, inteligência e ironia mordaz. A vida de Voltaire foi marcada por uma luta implacável contra a superstição, a ignorância e a corrupção; já velho, manteve-se ativo, denunciando perseguições aos protestantes e defendendo a tolerância religiosa. Voltaire fala do humano — e é por isso que Cândido permanece tão atual quanto as grandes obras da nossa literatura. Nesta edição do Clube de Leitura, Mara Jardim mergulha no universo de Voltaire e prepara o público para a leitura de Candido.
O Clube de Leitura Casamundi é uma oportunidade de aproximar-se de obras clássicas, às vezes consideradas inacessíveis. A partir de aulas introdutórias ministradas por Mara Jardim — sempre acompanhados de vinho/espumante e comidinhas —, os participantes conhecerão o contexto histórico em torno do livro, o retrato social da época, a biografia do autor, a estética do texto e, sobretudo, a importância de ler clássicos da literatura nos dias atuais.
Para tornar essa experiência ainda mais completa, o Clube de Leitura promove encontros semanais no formato virtual para aqueles interessados em debater sobre a obra e apresentar os seus pontos de vista, sempre mediados pela Mara Jardim. Curadoria de Duddu Vanoni e Casamundi Cultura.
Aula introdutória dia 03 de junho, terça-feira, às 19h30
Encontros online para discussão dias 10 e 17 de junho, às 20h
Inscrições até as 16h do dia da atividade cultural mediante disponibilidade.
O Clube de Leitura é destinado àqueles que desejam:
– entender a importância da leitura de clássicos da literatura;
– confraternizar com outras pessoas em torno de um tema interessante;
– curtir um bom encontro combinando literatura e gastronomia;
entender contextos históricos e retratos sociais de diferentes épocas;
– conhecer obras literárias que julgam difíceis ou inacessíveis;
– estabelecer uma rotina de leitura;
– fazer a relação da literatura com outras áreas da cultura, como cinema, música e artes visuais;
– conhecer novas pessoas que também têm o hábito da leitura;
– avaliar uma possível relação de obras clássicas com o período atual.