Depois de 20 anos da criação do evento Mesa de Cinema, a jornalista Rejane Martins lança em 2025 uma nova modalidade do projeto em parceria com a Casamundi: o Clube Mesa de Cinema. A ideia é abrir um espaço maior para debater o filme em encontros presenciais com a mediação de críticos de cinema, psicanalistas, historiadores e especialistas que possam contribuir para esmiuçar cada camada nem sempre tão perceptível ao olho nu do público.
Na primeira edição, o filme em debate será “Uma casa à Beira-Mar”, do diretor Robert Guédiguian. O encontro contará com a participação do jornalista Roger Lerina.
“Uma Casa à Beira-Mar” de Robert Guédiguian é uma viagem poética e sensível que nos convida a refletir sobre quem fomos e em que nos transformamos. O cenário no litoral do sul da França, onde o legado familiar e as tradições se chocam com a iminência da perda, o filme traz à tona questões profundas, que intercalam a dor e a futilidade, passando por uma sutil e delicada alusão à questão dos refugiados na Europa. Com atuações marcantes de Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan e Anaïs Demoustier, a obra mistura referências culturais de Bob Dylan a Brecht, resultando em um desfecho que nos arrebata.
Este evento foi concebido e produzido sob responsabilidade da Mesa Produtora.
Inscrições até as 16h do dia da atividade cultural mediante disponibilidade.
FICHA TÉCNICA DO FILME
Título original: La Villa
Direção: Robert Guediguian
Roteiro: Guediguian, Serge Valetti
Gênero: Drama
País: França
Ano: 2017
Duração: 107 minutos
Classificação: 16 anos
