O giro da política externa dos Estados Unidos aproximou os governos de Washington e Moscou e, ao mesmo tempo, relegou a Europa a uma posição secundária. O Velho Mundo, que já era assolado pelo Brexit e a recessão econômica de vários países, atualmente também enfrenta desafios que colocam em risco a sua própria integração regional, como a imigração, a inflação, a ascensão de partidos extremistas e a guerra na Ucrânia. Neste curso, Bruno Segatto aborda o processo de perda de protagonismo e declínio da Europa nestas primeiras décadas do século XXI, com ênfase para os aspectos socioeconômicos e geopolíticos.
Programa
Aula 1 – Dia 07/05 | Estranhos à nossa porta: imigração e nacionalismos no Velho Mundo
Aula dedicada a relacionar a ascensão de movimentos nacionalistas aos processos migratórios ocorridos em decorrência da desestabilização de países africanos e asiáticos.
Aula 2 – Dia 14/05 | Um novo espectro do Leste: um novo rapto da Europa?
Aula dedicada a compreender os fatores que desencadearam a guerra na Ucrânia, as suas repercussões políticas e econômicas no continente e os novos desafios impostos pela gestão Donald Trump para entidades como OTAN e União Europeia.
Inscrições até as 16h do dia da atividade cultural mediante disponibilidade.