DIA 1 | 08/04/25 – PORTO ALEGRE/ DOHA
Apresentação no aeroporto de Porto Alegre às 9h30 para embarque com destino à São Paulo. Às 20h15, saída do voo para Doha.
DIA 2 | 09/04/25 – DOHA
Chegada em Doha às 17h15 e traslado ao hotel. Noite livre para descanso.
DIA 3 | 10/04/25 – DOHA/ TÓQUIO
Pela manhã, encontro com o guia local para city tour pela capital do Qatar. Entre as várias atrações da cidade estão a Corniche, via que se estende por toda a Baía de Doha, o Souk Waqif e o complexo Katara Cultural Village. Tarde livre para visitar o impressionante Museu de Arte Islâmica ou o Museu Nacional do Qatar, conhecido como a Rosa do Deserto. À noite, por volta das 22h, traslado ao aeroporto de Doha para embarque a Tóquio (voo com saída às 2h35 do dia 11/04).
DIA 4 | 11/04/25 – TÓQUIO
Chegada a Tóquio no fim da tarde. Encontro com a equipe local e traslado ao hotel na região de Shibuya.
DIA 5 | 12/04/25 – TÓQUIO
Pela manhã, encontro com o guia local para visita ao Museu Nacional de Tóquio, que reúne a melhor coleção de arqueologia do país. Durante o passeio, conheceremos alguns marcos da história do Japão. A próxima parada é Asakusa, a cidade velha de Tóquio. Conheceremos o Sensoji, o templo budista mais antigo da capital japonesa. Dedicado à deusa Kannon, o templo tem origem no século VII. Ao lado do edifício principal poderemos ver o pagode de cinco andares construído pelo terceiro shogunda dinastia Tokugawa em 1648. Após o almoço, visita à área de Chiyoda, onde está localizado o Palácio Imperial do Japão. A região é conhecida pela extensa área verde, fossos emuralhas que protegem a residência do imperador Naruhito. Finalizamos o dia em Ginza, um dos bairros mais nobres de Tóquio. Retorno ao hotel no fim da tarde.
DIA 6 | 13/04/25 – TÓQUIO
Iniciamos o dia com visita ao Santuário Meiji, dedicado ao Imperador Meiji, que governou o Japão ente 1867 e 1912, e à sua esposa, a Imperatriz Shoken. Concluído em 1921, esse templo xintoísta é um dos lugares mais sagrados do país. A área é formada por um grande bosque em pleno centro urbana de Tóquio. A seguir, vamos explorar o bairro de Harajuku, conhecido por ser o epicentro da cultura pop japonesa e pelos cosplays que lotam a rua Takeshita. Passaremos também pela bela Omotesando, uma avenida arborizada que cruza os bairros de Minato e Shibuya. Após pausa para almoço, visita ao Centro Nacional de Arte, um dos espaços artísticos mais importantes do Japão. O local é dedicado a mostras itinerantes de artistas japoneses e ocidentais. Restante do tempo livre.
DIA 7 | 14/04/25 – TÓQUIO
Dia livre para aproveitar a capital japonesa sob a orientação da Casamundi. Aproveite para ver as sakuras floridas no Parque Yoyogi, conhecer o jardim de azaleias do Santuário Nezu, explorar as ruas da movimentada Shibuya e visitar o Museu Yayoi Kusama, uma das mais importantes artistas japonesas.
DIA 8 | 15/04/25 – TÓQUIO / KAMAKURA / HAKONE
Pela manhã, check-out do hotel em Tóquio e saída em direção a Kamakura (55 km), capital do Japão no século XIII. Lá conheceremos oKotoku-in, templo onde encontra-se o Daibutsu, o Buda Gigante de Kamakura. A estátua em bronze de cerca de 14 m data de 1252 e é uma das mais veneradas do país. Continuamos o passeio no lago Ashi (60 km),uma imensa cratera vulcânica formada há cerca de 3 mil anos. Se as condições climáticas permitirem, faremos um passeio de barco que liga dois portos do lago: Hakonemachi e Togendai. Em dias de céu limpo já é possível avistar o cartão postal do Japão: o Monte Fuji. Ainda na região do Ashi, seguimos ao Vale de Owakudani, uma zona geotérmica que pode ser vista do alto de um teleférico. O lugar é caracterizado pelas águas borbulhantes e o forte cheiro de enxofre. Após as visitas, deslocamento ao hotel em Hakone. Almoço e jantar incluídos.
DIA 9 | 16/04/25 – HAKONE / MATSUMOTO / TAKAYAMA
Saída em direção ao Castelo de Matsumoto (214 km), na província de Nagano. A construção de 1504 é um dos exemplos arquitetônicos mais importantes do país. Ao longo da viagem, faremos uma parada em um ponto estratégico para observação do Monte Fuji. Após o almoço, seguiremos viagem a Takayama (80 km) para hospedagem.
DIA 10 | 17/04/25 – TAKAYAMA
Takayama é um dos melhores destinos dos alpes japoneses. A cidade também é conhecida pela arquitetura tradicional e pelos tradicionais festivais. Começaremos as visitas pelo mercado matinal de Miyagawa, com barracas que vendem artesanato e produtos locais oferecidos por agricultores e artesãos independentes. Em seguida, seguiremos para Takayama Jinya, também conhecida como Casa Histórica do Governo. Por quase dois séculos esse edifício serviu como escritório do governo local e é o único prédio governamental sobrevivente do período Edo. À tarde, tempo livre para caminhar pelas ruas históricas, visitar as fábricas tradicionais de saquê e conhecer o parque Miyagawa Ryokuchi, que nessa época é possível que esteja repleto de cerejeiras em flor.
DIA 11 | 18/04/25 – TAKAYAMA / SHIRAKAWA-GO / KANAZAWA
Pela manhã, check-out do hotel em Takayama e deslocamento para Shirakawa-go (48 km), um povoado montanhês conhecido pelas gassho-zukuri, casas de madeira cobertas por telhados íngremes em palha. Algumas delas têm mais de 250 anos e foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visitaremos a Casa Nagase para conhecer sua estrutura interna e os hábitos das famílias rurais dessa região. Após o almoço, seguiremos a Kanazawa (60 km), cidade litorânea conhecida pela tradição dos samurais, arquitetura e pela cena artística de forma geral.
DIA 12 | 19/04/25 – KANAZAWA
Iniciamos o dia com visita ao Mercado Omicho, que está no centro de Kanazawa há quase 300 anos. Ele abriga mais de 200 barracas que vendem todos os tipos de produtos frescos. Seguimos ao Jardim Kenroku-en,classificado como um dos três jardins mais bonitos do Japão. De acordo coma antiga teoria paisagística do Leste Asiático, o Kenroku-en possui todos os seis atributos essenciais de um projeto perfeito. Seguiremos ao Castelo de Kanazawa, construído há 400 anos com tecnologia precisa de encaixes e pinos, que resiste aos efeitos da atividade sísmica. Após o almoço, visitaremos o Museu de Arte do Século 21, instituição dedicada à arte moderna que abriga obras cuidadosamente selecionadas de artistas do Japão e do exterior. Concluímos o dia no distrito Nagamachi Samurai, onde conheceremos a residência Nomura-ke Samurai. Restante do dia livre.
DIA 13 | 20/04/25 – KANAZAWA / KYOTO
Pela manhã, check-out do hotel em Kanazawa e deslocamento para Kyoto (220 km), capital do Japão entre 794 a 1868. Na chegada, vamos diretamente ao Santuário Fushimi Inari, conhecido pelos 10 mil toriis que conduzem aos caminhos sagrados da floresta do Monte Inari. Após o almoço em restaurante local, seguiremos ao Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado. Construído como uma vila de lazer para o Shogun Yoshimitsu, converteu-se em templo budista após a sua morte. O edifício tem os dois últimos andares totalmente cobertos de folhas de ouro. Check-in no hotel no fim da tarde e restante do tempo livre.
DIA 14 | 21/04/25 – KYOTO
O Templo Nanzenji é um dos templos Zen mais importantes de todo o Japão. Iniciaremos o dia com a visita a esse importante complexo do ramo Rinzai do Zen Budismo, construído pelo Imperador Kameyama em 1291.Em seguida, chegaremos ao Santuário Heian, erguido por ocasião do 1100ºaniversário da fundação da capital em Kyoto. Esse templo é dedicado aos espíritos dos primeiros e últimos imperadores que reinaram na cidade. Após o almoço, caminhada pelo distrito de Higashiyama, localizado ao longo das encostas mais baixas das montanhas orientais de Kyoto. É um dos bairros históricos mais bem preservados da cidade. As ruas de Higashiyama são repletas de pequenas lojas, cafés e restaurantes que atendem turistas e peregrinos há séculos. Essas empresas mantêm o seu design tradicional e continuam a servir os clientes até hoje, vendendo especialidades locais, como cerâmica Kiyomizu-yaki. O passeio termina em Gion, o bairro de gueixas mais famoso da antiga capital.
DIA 15 | 22/04/25 – KYOTO / HIROSHIMA / KYOTO
Pela manhã, traslado à estação de trens de Kyoto para embarque em um Shinkansen (trem-bala) com destino a Hiroshima. Após a viagem de 1h30,iremos ao Memorial da Paz de Hiroshima para conhecer o impacto do ataque nuclear sofrido durante a II Guerra. Antes da bomba atômica, essa área era o coração político e comercial da cidade. O museu ali instalado oferece aos visitantes a oportunidade de ouvir depoimentos de testemunhas oculares e aprender sobre os efeitos devastadores que a bomba atômica teve sobre a cidade de Hiroshima e seu povo. Após o almoço, seguiremos para ilha sagrada de Miyajima (transporte de balsa), localizada no Mar Interior. Esse é um dos lugares mais simbólicos para o Xintoísmo e uma das paisagens mais fotografadas do Japão. Além do santuário, encontraremos o Torii Flutuante, Patrimônio Mundial da UNESCO. Ao final da tarde, retorno a Kyoto em Shinkansen.
DIA 16 | 23/04/25 – KYOTO / OSAKA
Check-out do hotel em Kyoto e traslado a Osaka (55 km), uma das maiores metrópoles portuárias do país. Começaremos a visita no Castelo de Osaka, erguido no Período Azuchi-Momoyama, no século XVI. Esse monumento é um exemplo perfeito de diálogo e equilíbrio entre a paisagem tradicional e os arranha-céus do Japão moderno. Após o almoço, visitaremos a Dotombori, rua paralela a um dos mais importantes canais da cidade. Essa área deu origem a um bairro comercial, de entretenimento e com várias atrações gastronômicas. A última parada é no Edifício Umeda Sky, de onde temos uma vista de 360 graus da baía de Osaka e até das cidades vizinhas. Restante do tempo livre.
DIA 17 | 24/04/25 – OSAKA
Dia livre em Osaka. Aproveite o dia para fazer uma caminhada pelo Parque Utsubo e conhecer o Museu de História de Osaka. Check out do hotel nofim da manhã. À tarde, traslado ao aeroporto de Osaka para voo com destino a Doha às 18h30. Chegada em Doha às 23h20 (hora local).
DIA 18 | 25/04/25 – DOHA/ SÃO PAULO/ PORTO ALEGRE
Voo para São Paulo à 1h20. Chegada ao aeroporto de Guarulhos às 10h55 e embarque para Porto Alegre às 14h40.